Como manter a chama da fé acesa mesmo diante das dificuldades?


Essa foi uma das perguntas respondidas por Felipe Aquino, apresentador dos programas da TVCN'Escola da Fé' e 'Pergunte e Responderemos', ao refletir as principais vertentes da Encíclica "Lumen Fidei", de Papa Francisco, documento que será tema do programa 'Escola da Fé', desta quinta-feira, 15. A carta foi escrita pelo Papa Emérito Bento XVI, quando ainda exercia o Ministério Petrino, e finalizada pelo atual Pontífice.Em entrevista ao site da emissora, professor Felipe primeiramente explicou que encíclica é toda carta escrita pelo Papa, a qual contém um assunto que ele acredita ser relevante para a reflexão das pessoas. Ainda mencionou que a Lumen Fidei compõe o conjunto de documentos de Bento XVI. Entre os escritos estão 'Deus Caritas Est'Caritas in Veritate' e 'Spe Salvi'






Quando questionado sobre o desafio de nutrir a fé diante dos problemas enfrentados pelo ser humano, o apresentador fez alusão dessa virtude a uma planta que precisa de cuidados diários para que se mantenha viva.


"A fé tem que ser alimentada com uma boa meditação, com bons livros e com a Palavra de Deus. Assim vamos tomando consciência do que é nossa fé. Ela deve ser nutrida com a oração, que é um contato com Deus. Ela também se alimenta no ensinamento da Doutrina da Igreja", contou o entrevistado.


Em conclusão, o professor salientou que a razão e a fé são realidades que vêm do próprio Criador, mas ele entende que há uma diferença entre elas, pois "a fé leva a aceitar a revelação de Deus, já a razão faz com que a pessoa procure a verdade".


Devido à extensão e riqueza de detalhes do texto, o apresentador estenderá sua análise utilizando-se de duas edições do programa. A primeira será exibida, nesta quinta-feira, 15; a outra na última semana de agosto, dia 29. 

Comentários