Pontes para o perdão

Quando uma ponte é construída, as dificuldades são superadas. O impossível torna-se possível e o que era distante se torna próximo. A travessia sempre é feita com segurança quando uma ponte se encontra em um bom estado de conservação. Muitos acidentes já ocorreram devido ao mal estado de conservação de muitas pontes que ficaram velhas e se terioraram pela falta de cuidados.

Quando uma ponte é construída, faz-se necessário uma conservação periódica; caso contrário, o tempo irá desgastar o que foi construído para durar uma vida toda. Nos processos humanos de relacionamento, as pontes são necessárias, pois elas unem pessoas, aproximam o distante e as dificuldades se tornam mais fáceis de serem superadas.

Infelizmente, muitos tem se tornado, ao longo da vida, engenheiros na arte de construir muros. Separaram-se da vida e das pessoas, vivem isolados nos labirintos do isolamento que construíram para si mesmos. Muitos estão separados de seus familiares por uma desavença que nunca foi perdoada. Construíram um muro de rancor e de falta de perdão. Destruir este muro para muitos seria como perderem uma falsa segurança construída no ódio e no desejo de serem os donos da verdade.

Comentários